Cãozinho de 50 kg que colapsou durante caminhada na neve é resgatado por equipe de salvamento

O cão São-bernardo é uma raça de porte grande a gigante de tipo molosso, originária da Suíça e Itália. São famosos mundialmente, reconhecidos como bem-sucedidos cães de resgate na neve nos Alpes suíços no século XVIII.

Mais recentemente, fizeram sucesso no cinema e até nos hospitais, como cães de terapia (a chamada cinoterapia).

Um cãozinho da raça são-bernardo virou notícia nesta semana por motivos pouco usuais: Beethoven, um cachorro adotado precisou ser resgatado após passar mal nas montanhas dos Pirineus Orientais, na França.

ANÚNCIO

Leia também: Cachorrinho de 1 ano adotado e bebê recém-nascido crescem juntos e se tornam melhores amigos

De acordo com o portal Zoorprendente, o são-bernardo de 3 anos estava fazendo uma caminhada com seus donos quando ele subitamente deitou-se no chão, exaurido e sem qualquer energia.

Beethoven pesa cerca de 50 quilos e quando afundou na neve entrou em hipotermia que o deixou em estado de choque. Seus donos não conseguiram tirá-lo dali e resolveram descer as montanhas em busca de ajuda.

ANÚNCIO

Leia também: Cachorrinha bulldog que era explorada como ‘matriz’ é resgatada e agora aguarda ser adotada

Cerca de três horas depois, uma equipe de quatro resgatadores de Bolquère chegou a Font-Romeu para dar assistência, mas a questão não era tão simples devido ao tamanho do cachorro.

ANÚNCIO

“Tivemos muita dificuldade em manter o são-bernardod na maca. São macas estreitas, destinadas a humanos. O cão estava tão estressado que sistematicamente se afastava”, explicou Laurent Gatounes, um dos resgatadores.

Depois de várias tentativas, a manobra funcionou e, por volta das 22h30, eles conseguiram tirar Beethoven de perigo.

“Nunca fiz uma intervenção desse tipo em toda a minha carreira. Com um cão, é melhor evitar essas saídas longas em condições de neve. Sem a nossa intervenção, Beethoven provavelmente teria morrido de exaustão", disse Laurent Gatounes.

Apesar dos cães da raça são-bernardo terem fama de 'resgatadores', eles podem realmente ser afetados pela exaustão e, como qualquer outro cão, podem ser vítimas da devastação de temperaturas extremas. Felizmente, tudo deu certo ao final.