Cadela é eutanasiada para ser enterrada junto com sua dona

Um caso absurdo ganhou as redes sociais e gerou polêmica por um pedido de testamento considerado cruel.

Em Richmond, nos EUA, uma senhora colocou em seu testamento que sua cachorra, Emma, deveria ser enterrada com ela. O documento afirmava explicitamente que a Shih Tzu deveria ser sacrificada, cremada e enterrada com a sua dona. Ainda de acordo com a cláusula, a cadelinha deveria ser morta para “descansar em paz”.

Emma foi levada ao abrigo Chesterfiled Animal Shelter no dia 8 de março. A cadela ficou duas semanas no local, período no qual os funcionários tiveram diversas discussões com o advogado que estava executando o testamento da falecida, tentando convencê-lo a não sacrificar o cão.

"Nós sugerimos que eles poderiam registrar a cachorra em diversas ocasiões, porque era uma cadela que poderíamos facialmente encontrar uma nova casa", disse Carrie Jones, dona do abrigo em entrevista à NBC.

ANÚNCIO

No dia 22 de março, Emma foi retirada do abrigo. A cachorra foi levada a um veterinário local, foi sacrifada e seus restos mortais levados à um crematório de animais de estimação em Richmond.

As cinzas da Shih Tzu foram então devolvidas ao representante do testamento e colocadas no túmulo da dona, de acordo com sua vontade. A situação deixou os funcionários do abrigo desolados.

ANÚNCIO

Na Virgínia, com poucas exceções, enterrar restos de animais com restos humanos na mesma sepultura é contra lei. Segundo o código de Cemitérios da Virgínia, é proibido animais de estimação serem enterrados com seres humanos em cemitérios comerciais, mas há exceções para cemitérios de propriedade privada ou familiar.

Um veterinário, Dr. Kenny Lucas da clínica Shady Grove Animal, se recusa a fazer a prática de eutanásia em um animal saudável.

"Sempre que nos deparamos com uma situação de eutanásia, é uma situação muito emocional, que precisamos fazer de forma ética. É algo que levamos para casa também. Isso acaba pesando para nós como profissionais", conclui.

ANÚNCIO

Pela lei americana, animais de estimação são propriedade pessoal, portanto, é legal a decisão da eutanásia. Ainda assim, muitos veterinários tem problemas éticos com a questão e não fazem o procedimento se o animal está em condições de viver.

Muitas pessoas ficaram absolutamente chocadas com o caso e expressaram revolta na internet.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado