Cachorrinhos com deficiência ganham cadeiras de rodas após serem resgatados por abrigo

Um abrigo de cães da Tailândia fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus tem cuidado de dezenas de cachorrinhos com deficiência (e outros centenas resgatados das ruas), mesmo em meio às crescentes dificuldades financeiras.

De acordo com agência Reuters, o abrigo que fica em Chonburi, no sudeste de Bangkok, teve uma redução drástica de visitantes estrangeiros e a perda de 40% nas doações nos últimos meses.

Apesar da crise sem precedentes, o local mantém os cuidados diários de 600 cães em suas dependências e outros 350 que vivem em situação de rua. O gasto diário beira os US$ 1,3 mil (R$ 7 mil).

Ao todo, háa 27 cachorrinhos com deficiência física - quase todos, vítimas de acidentes com veículos automotores.

ANÚNCIO

Leia também: Cadelinha que ficou perdida por 3 semanas chora de alegria ao reencontrar sua mãe

Recentemente, esses animais que perderam a mobilidade recuperaram a capacidade de circular pelo abrigo graças à doação de dezenas de cadeiras de rodas. Elas são amarradas a seus corpos, sustentam a parte de trás e permitem que corram até em alta velocidade. Iniciativa fenomenal!

ANÚNCIO

"Eles correm tão rápido que, nós, humanos, não conseguimos alcançá-los", disse o funcionário do abrigo, Christopher Chidichimo, à Reuters. "É quase como se eles não tivessem ideia de que são portadores de deficiência. Quando você os coloca na cadeira de rodas pela primeira vez, é como se não houvesse curva de aprendizado".

ANÚNCIO

O abrigo é mantido pela 'The Man That Rescues Dogs', uma fundação sueca estabelecida em 2002 no território tailandês.

Leia também: Cachorrinha salva dono que sofreu derrame meses após ser adotada por ele em abrigo

Agências independentes estimam que a Tailândia é lar de 800 mil cães e gatos em situação de rua.

Lamentavelmente, acredita-se que até 2037 esse número possa bater 5 milhões de animais.

Nas dependências do centro de animais, dezenas de voluntários dedicam cuidado especial aos cães deficientes físicos, o que inclui sessões de exercícios e fisioterapia. Eles têm dependido de doações para manter essas atividades em pleno funcionamento - agora, mais do que nunca.