Cachorrinho lidera evacuação de quase 5 mil tartarugas em meio de nevasca nos EUA

Só há um caminho que garanta a sobrevivência de animais de climas tropicais em meio à chegada iminente de uma nevasca: sua completa evacuação. Há alguns dias, um cachorrinho liderou o resgate de quase 5 mil tartarugas momentos antes de uma tempestade de neve atingir o Texas, nos Estados Unidos.

A nevasca batizada de 'Uri' causou grande calamidade em algumas cidades dos Estados Unidos. Cerca de nove mil tartarugas marinhas, cuja espécie é ameaçada de extinção, ainda correm grave perigo na costa do Texas.

A grande maioria pertence à espécie Caretta caretta, também conhecida como Tartaruga-comum. Elas foram afetadas pelo frio extremo que experimentaram, o que infelizmente levou à morte de muitas espécimes.

ANÚNCIO

Leia também: Mulher pede ajuda para encontrar cachorrinho perdido e entristecido que encontrou na rua

As regiões mais atingidas foram a baía de Laguna Madre, no litoral do município de South Padre Island, sul do Texas, próximo à fronteira com o México.

A geada deixou os animais atordoados e abandonados em desespero diante da neve inclemente e do gelo que cobria tudo em seu caminho, encalhando ao longo da costa congelada.

ANÚNCIO

Leia também: Abrigo de São Paulo busca família para adotar cadelinha carinhosa resgatada das ruas

"Pobres animais! A natureza sempre tira as criaturas mais vulneráveis", disse um morador da região.

ANÚNCIO

Mas há luz no horizonte: a equipe de guardas florestais do Texas ligada ao Departamento de Parques e organizações não governamentais agiu imediatamente e conseguiu salvar a vida de cerca de cinco mil tartarugas-comuns.

Chama a atenção quem liderou os esforços de evacuação: Saúl, um cão da raça pastor alemão acolhido pela ONG K9s, especialista em resgates de humanos - e animais.

Com heroísmo e responsabilidade, ao lado dos socorristas humanos, ele salvou a vida dos répteis do frio inclemente que poderia facilmente causar hipotermia com as habituais consequências fatais.

As tartarugas foram levadas para um local seguro, onde receberam a necessária atenção veterinária. E o corajoso trabalho foi divulgado nas redes sociais por meio de um vídeo postado no YouTube pela World Animal Awareness Society, revelando a nobreza de Saúl.

A ação foi destacada pela National Geographic, que acredita que isso evitou a perda de pelo menos quarenta anos de muito trabalho para conservar as tartarugas marinhas da região.

A fauna marinha e o equilíbrio dos habitats do sul do Texas agradecem por tamanho esforço!

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo: