Cachorrinho abandonado segue alpinistas por 7 mil metros através de uma montanha

Don Wargowsky é um experiente alpinista apaixonado pelo que faz. Quando ele foi convidado para liderar uma expedição internacional no Pico de Mera e Baruntse, duas enormes montanhas do Nepal, ele aceitou alegremente o desafio.

As montanhas são silenciosas e desertas, absolutamente sem vida - por isso mesmo a equipe ficou chocada ao encontrar um cão vira-lata perdido ao longo do caminho.

No 10º dia da expedição de 34 dias de Don, a cerca de 18.000 pés (5,5 km) do chão sob uma montanha gelada e cheia de obstáculos, um doce cachorro de rua, mais tarde batizada de Baru, apareceu do nada.

ANÚNCIO

Don instantaneamente a reconheceu de uma das aldeias pelas quais passou dias antes e percebeu que ela deveria ter decidido seguir o grupo em sua jornada.

O mistério todo é como ela conseguiu chegar lá sozinha, uma vez que para os próprios alpinistas, munidos de diversos equipamentos que facilitam o trajeto, já é extremamente difícil subir a montanha. Logo, como uma cachorra tão magrinha conseguira tal feito, contando apenas com suas quatro patas?

ANÚNCIO

Enquanto na aldeia Baru parecia tímida e assustada, na montanha ela estava eufórica e confiante - mesmo sob o frio congelante. Ainda assim, alegremente ela cumprimentou seus novos amigos humanos, ignorando o clima e a altura de onde estavam.

"Já tive cães que me seguiam nas subidas antes, mas nunca vi algo assim", escreveu Don em um post no Facebook sobre a viagem. “Ela se juntou conosco durante a viagem. Foi ótimo ter uma companheira, mesmo que temporária, rumo ao topo da montanha.”

O alpinista pensava que não havia como Baru conseguir se juntar a eles em sua perigosa jornada - mas o cão logo mostrou que ele estava errado.

ANÚNCIO

Na primeira noite de Baru com o grupo, ela estava nervosa demais para se juntar a Don em sua tenda, e em vez disso dormiu do lado de fora, apesar do frio. Depois daquela primeira noite, porém, ela percebeu que ninguém no grupo iria machucá-la e que a tenda estava perfeitamente segura, então passou a dormir nela todos os dias.

"Ela ficou conosco durante toda a viagem", disse Don. “Ela foi excepcional. Subia melhor que os humanos, e sem equipamento algum.

"Por tudo isso, Baru é uma campeã", escreveu o alpinista. Mais: "Eu tinha quantidades limitadas de comida durante a viagem, mas dividia todas as minhas refeições com ela; 50/50. Ela nunca implorava por comida e nunca agia com ganância."

Quando a jornada se aproximava do fim, Don começou a se preocupar com o destino de sua nova amiga à medida que chegava a hora de ir para casa. Ele e Baru formaram um vínculo particularmente forte, e o pensamento de deixá-la encheu-o de ansiedade. Ainda assim, o rapaz pensou que seria injusto trazê-la para casa com ele para seu minúsculo apartamento, quando ela claramente adorava viver em espaços abertos para caminhar ao ar livre.

"Meu amor e respeito por esse cachorro é imenso", continuou no post. "Só de pensar que tive que deixá-la pra trás parte meu coração."

Foi um conflito interno que praticamente o deixou doente. Mas felizmente, alguém a adotou e lhe ofereceu um lar adequado para morar.

O gerente do acampamento, Kaji Wargowsky, ficou impressionado com a aptidão de Baru e decidiu adotá-la, levando-a para casa para morar com sua família.

"Ela está em ótimas mãos. Uma família incrível, muito amorosa. Espero poder vê-la em breve", disse Don. "Vou visitá-la no Nepal neste fim de ano."


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Tradução e adaptação por Portal do Animal, da matéria originalmente criada por The Dodo.