Caçador é morto por elefante e devorado por leões na África do Sul

Um caçador furtivo de rinocerontes que invadiu a área protegida do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, foi morto após ser pisoteado por um elefante - não obstante, seus restos mortais foram devorados por uma alcateia de leões que vivem no local.

Segundo informações da rede britânica BBC, outros caçadores que estavam no parque - com autorização, - presenciaram o momento em que o elefante atacou.

A família do homem foi contatada pelo guarda florestal responsável pela segurança do Parque Nacional Kruger. A equipe da instituição realizou diversas buscas no local do ataque, e após alguns dias, encontraram o crânio, itens pessoais e uma calça do caçador, confirmando assim sua morte.

ANÚNCIO

"Entrar no Parque Nacional Kruger ilegalmente e a pé não é uma boa decisão", disse em nota a direção do parque. "Há muitos perigos e esse incidente é prova disso". O parque possui uma vasta área de aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados, tendo sido criado em 1926.

Apesar de ser um ato criminoso e punido em lei por dezenas de repúblicas africanas, a caça ilegal ainda é comum no continente. Caçadores ilegais invadem indiscriminadamente as reservas da vida animal em busca de chifres de rinocerontes e outros artefatos extraídos de animais, muito utilizados em compostos medicinais na Ásia.

ANÚNCIO

Apesar da comunidade científica já ter afirmado que não há evidência alguma do benefício do uso dos chifres, a superstição fala mais alto.

No mercado negro, um único chifre de rinoceronte vale R$ 1 milhão.

Em agosto do ano passado, a polícia federal da Malásia apreendeu uma carga clandestina que iria para o Vietnã - nela, haviam 50 chifres, avaliados em R$ 50 milhões.

ANÚNCIO

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), todas as espécies de rinocerontes estão ameaçadas de extinção.

Uma resolução da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES), proibiu em 1977 a caça e o comércio de chifres de rinoceronte em todo o mundo.

A África do Sul é um país especialmente atingido pela prática ilegal. Estima-se que 508 rinocerontes tenham sido mortos nos oito primeiro meses de 2018 devido à caça ilegal. Em 2017, foram 691 animais. Este ano, 400 perderam a vida. Nesse ritmo, muito em breve desaparecerão da nação sul-africana.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Matéria exclusiva Portal do Animal