Brasileiro transforma canos PVC em comedouro e bebedouro para animais de rua

Marcos Silva Fiúza, de 36 anos, de Casa Branca (SP), trabalha como agente socioeducativo e transforma cano PVC em comedouros e bebedouros para cachorros que vivem nas ruas da sua cidade e conta que sempre gostou de cachorros.

A ideia de ajudar os animais de rua surgiu depois que sua ex-esposa viu algo parecido na internet e fez a sugestão pra que ele fizesse igual.

“Primeiramente fiz um na frente de casa, aí algumas pessoas viram e gostaram. Em Casa Branca, tem muitos cachorros na rua e muitas pessoas cuidam deles, aí eu resolvi colocar a ideia em prática”, contou Fiúza ao G1

ANÚNCIO

Depois de ter feito o primeiro, várias empresas locais entraram em contato com Marcos para ele colocar um comedouro e bebedouro em frente aos seus estabelecimentos. De momento, oito kits solicitados já estão em fase de produção e instalação.

Casinha

Além dos comedouros e bebedouros, Marcos está montando uma casinha personalizada para uma vizinha que cuida de dois cachorros abandonados.

ANÚNCIO

“Ganhei a tinta e se Deus quiser logo estará pronta. Estou fazendo semelhante a casa, personalizada, da mesma cor. Vou colocar até o número da casa”, relata Marcos na mesma entrevista ao G1.

Segundo ele, os cachorros em questão pernoitam em uma lona azul em frente da casa da sua vizinha, que cuida deles, mas Fiúza também ajuda com ração.

ANÚNCIO

“Pretendo fazer mais casinhas, mas não tenho muito tempo, pois trabalho e faço bicos para compensar minha renda. Se fosse para pegar com tempo mesmo, em três dias ficaria pronta. É um hobby que eu gosto de me dedicar”, explica.

Custos

Para um comedouro e bebedouro, é necessário um metro de cano PVC de 100 milímetros, quatro cotovelos, duas tampas, quatro abraçadeiras, oito parafusos com bucha e cola de cano e segundo Marcos, o valor gasto com todos esses materiais em um estabelecimento mais em conta fica em torno de R$ 70.

“Não tenho como personalizar porque fica caro, mas se a pessoa quiser é só comprar um spray que eu mesmo faço. A gente faz na cor do comércio, com fotinho de cachorro, como a pessoa preferir. O spray custa uns R$ 20”, diz.

Marcos conta também que a pessoa interessada em colocar um kit em frente de seu estabelecimentos ou casa precisa apenas fazer a doação do kit, porque toda a mão de obra e instalação são de graça.

“Na verdade mesmo eu não queria nem colocar nada para os cachorros na rua. Queria que não existisse cachorro na rua, mas infelizmente existe o abandono então meu projeto é não deixar eles com fome e sempre ter alguma coisa para comer”, explicou Fiúza.

São quatro, os cachorros que o agente socioeducativo de 36 anos tem em casa. “Eu penso como se eu fosse um cachorro, já tive fome e sei como é, então me coloco no lugar deles, com fome, sem nada para comer, andando para lá e para cá, com pessoas batendo as portas na cara deles”.

De acordo com o próprio, os moradores adoraram a iniciativa. "Tem bastante gente pedindo, aqui em Casa Branca muitas pessoas protegem os animais. Todo mundo parabenizou”, disse ele que demora cerca de 30 minutos para produzir o kir branco ou até 2h se for personalizado.

Seus planos para o futuro

Marcos planeja abrir uma Organização Não Governamental (ONG), à qual pretender chamar de "Amparo" e que recentemente abriu o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Tudo o que tem feito até agora, só faz com que ele tenha ainda mais vontade de lutar pelos animais. “É um prazer muito gostoso, traz paz para mim, força, me dá esperança. É uma gratidão quando vejo os cachorros e parece que eles querem me agradecer. Esse agradecimento traz paz dentro da minha alma”.

“Meu sonho é fazer um abrigo para os animais de rua, não um abrigo igual cadeia que eles ficam presos, mas um lugar maior que possam sair e correr”, disse.

Fiúza explicou que está aguardando a doação de um terreno de cinco mil metros da prefeitura, mas que o processo está em trâmite. “O projeto não está no papel, apenas na minha] cabeça, mas pretendo fazer lojinhas direcionadas para pet no abrigo e reverter o dinheiro para a ONG”, disse.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado

Adaptação por Portal do Animal, da matéria originalmente criada por G1