Bombeiro assobia para tamanduá e ele 'se rende' durante operação anti-incêndios no Ceará

Na sexta-feira passada (16), bombeiros do Batalhão de Ipueiras (CE), foram convocados para conter um incêndio florestal na região quando encontraram um enorme animal caminhando por uma estrada de terra.

Era um tamanduá-bandeira, um mamífero xenartro (conhecidos por serem 'desdentados') e nativo do continente americano.

O animal estava tentando fugir de um incêndio nas proximidades, mas não rápido o suficiente. A chegada dos bombeiros foi fundamental para seu resgate em segurança do local.

ANÚNCIO

Um deles tentou seguir o tamanduá quando, subitamente, o mamífero parou e 'ficou de pé', apoiado pelas patas traseiras.

A cena foi tão peculiar que, na hora, parecia que ele estava 'se rendendo' - em uma posição conhecida como o 'abraço do tamanduá'.

“Ele estava com medo e acho que se sentiu ameaçado porque parou, levantou-se e fez um movimento como se quisesse se engrandecer e ficarmos com medo dele” , disse o Tenente Dutra, integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

ANÚNCIO

Os tamanduás têm braços e garras poderosíssimas, utilizadas para destruir cupinzeiros e formigueiros - além de se defender de predadores.

É o seu mecanismo de defesa, que compensa sua visão e audição deficientes. Nessa situação, eles podem ser bastante perigosos.

Os bombeiros, treinados em resgate e remoção de animais, sabiam que valia a pena colocar o tamanduá em segurança.

ANÚNCIO

Infelizmente, devido à perda de habitat, o comércio ilegal de animais e a queima intencional de florestas e matas têm ameaçado os tamanduás e outros animais selvagens na América Latina (onde são endêmicos).

Mas, nesse caso em específico, os bombeiros conseguiram capturar o tamanduá e soltá-lo ileso em uma área próxima e protegida. “Nós o deixamos em um local semelhante ao que o encontramos, para que ele tenha água e comida disponíveis”, disse o tenente.

O mamífero da 'língua grande' está são e salvo e terá muitos anos pela frente a viver na selva.