Baleia é encontrada morta em praia com mais de 100 kg de plástico em seu estômago

Baleia é encontrada morta com 100 kg de plástico no estômago

Recentemente uma baleia cachalote foi encontrada morta na praia de Seilebost, ao norte da Escócia. Além disso, ela possuía mais de 100 quilos de plástico em seu estômago. Ainda não está confirmado se existe alguma relação entre sua morte e a poluição do seu organismo.

Durante a autópsia, foram encontrados mais de 100 quilos de plástico no aparelho digestivo do animal, dentre eles haviam: copos descartáveis, redes de pesca, cordas e sacolas.

A baleia-macho, aparentemente saudável, já estava em estágio adulto.

ANÚNCIO

Leia Também: Marinheiro joga bola de rugby no mar e baleia decide jogar com ele

Segundo o Serviço de Proteção à Animais Encalhados da Escócia (SMASS), em postagem no Facebook:

ANÚNCIO

“O animal não estava particularmente em más condições e, embora seja certamente plausível que essa quantidade de detritos tenha sido um fator para ter encalhado, não conseguimos encontrar, na verdade, evidências de que isso tenha afetado ou obstruído seu intestino.”

E completaram dizendo:

“Essa quantidade de plástico no estômago é completamente aterrorizante e certamente deve ter comprometido a digestão do animal. Ela serve para mostrar mais uma vez os malefícios que o descarte inadequado de lixo humano e de materiais de pesca no oceano podem causar à vida marinha."

ANÚNCIO

Moradores da região afirmam que no mutirão de limpeza da praia, boa parte dos materiais encontrados são os mesmos que se presentes na barriga da baleia.

O Serviço de Proteção à Animais Encalhados da Escócia (SMASS), irá investigar para entender por que esse animal acabou com tanta coisa em seu estômago.

Os números de animais encalhados tem crescido exorbitantemente desde 2009. Além disso, diversas baleias foram encontradas no Mediterrâneo e no Atlântico Norte com estômagos lotados de plástico.

Enquanto priorizarmos desenvolver soluções para a poluição marítima, mais e mais animais inocentes morrerão por negligência humana.

Leia Também: Estado do Planeta: Menos 82% de animais selvagens e 25% das espécies podem se extinguir


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!