As 18 borboletas mais lindas e exóticas do mundo

Os fósseis mais antigos conhecidos de borboletas são do meio do Eoceno, entre 40-50 milhões de anos atrás e neste momento são conhecidas cerca de 165 mil borboletas em todo o mundo, sendo classificadas e distribuídas em 127 famílias e 46 sub-famílias.

Por serem consideradas por muitos uma autêntica obra de arte da natureza, devido à sua beleza, cores e texturas singulares, foram criados ao longo dos séculos, vários mitos em volta da sua existência, tendo trazido esse misticismo a vontade de muitos humanos as simbolizarem em seus corpos na forma de tatuagens.

A forma como todo o seu processo de evolução, de uma lagarta até à forma de borboleta, nos deixa maravilhados em como a vida é incrível e fascinados mais uma vez com o enorme poder da natureza.

Aqui nós trazemos uma compilação de várias espécies que se enquadram na categoria mais exótica do planeta. Você vai se deliciar com sua beleza.

ANÚNCIO

Tigre Laranja

Espécie muito comum no Brasil, já dá para intuir a razão de seu nome comum: borboleta-tigre, tem as asas nos tons e desenho muito semelhantes à pelagem de um tigre.

Curiosamente, tem como planta hospedeira o pé de uma fruta muito comum nos cafés da manhã, o mamão (Carica papaya). Em razão disso, é frequente vê-la neste tipo de plantação.

ANÚNCIO

Rosa comum 

É uma borboleta rabo de andorinha pertencente ao gênero Pachliopta e amplamente vista no sul e sudeste da Ásia .

ANÚNCIO

Pavão real de Luzon

Esta borboleta enfeita as árvores com sua presença majestosa. Suas cores são uma combinação perfeita e podem ser encontradas maioritariamente nas Filipinas.

O nome comum desta borboleta se deve às manchas nas asas que fazem lembrar as que se encontram nas penas dos pavões. Estas manchas têm a função de assustar predadores, particularmente aves, que as interpretam como estando na presença de um animal muito maior do que a borboleta.

 Imperador Roxo

É uma borboleta gigante que se desdobra mostrando uma arte única em tons de azul. Linda demais e uma das borboletas mais esquivas da Grã-Bretanha.

Ao contrário de todas as outras espécies, a borboleta Imperador roxo se alimenta de coisas como: carcaça de animais, urina, estercos, dejetos de pulgões, poças de lama, suor humano e seiva de carvalho.

Monarca

Das espécies mais clássicas e conhecidas pelo publico em geral, são conhecidas por sua beleza impressionante é a borboleta monarca e podem ser vistas na América do Norte, Nova Zelândia, Austrália, Ilhas Canárias, Açores, Madeira e sul de Portugal.

Algo especial sobre esta borboleta é que o seu processo de migração está entre os mais extensos e com o maior número de insetos, pode viajar até 4.000 quilômetros. Elas se alimentam somente folhas das plantas de serralha tem uma seiva branca e pegajosa que é altamente tóxica para os outros animais, mas não afetam em nada a lagarta, apenas tornando seu corpo altamente tóxico para os predadores, como pássaros.

Morfo azul

Colírio total para os olhos. Esta borboleta está vestida de azul fascinante e seu grande tamanho faz parte da realeza das borboletas.

A aparência distinta das borboletas as torna, em certa parte, facilmente reconhecíveis devido ao conspícuo e iridescente azul-metálico originado não por pigmentação mas sim pela reflexão da luz de um modo particular visto em várias espécies

Ouro Kaiser-i-Hind ou Imperador da Índia

Uma borboleta esplêndida em tons verdes e tons espetaculares que podem ser vistas princiapalmente na Índia e no Nepal.

Borboleta cauda de andorinha

É uma das maiores espécies encontradas nas Américas e pode crescer até 15 centímetros de largura. É uma espécie de notável beleza, sendo amarela com ranhuras pretas e manchas coloridas nas asas. A “cauda” ocorre em ambos os sexos, o que dá a essa espécie sua denominação singular.

Rabo de andorinha

O seu nome comum deriva do fato de apresentar umas asas posteriores que terminam numa cauda de mais de 1 cm, parecida com a cauda das andorinhas; Esta borboleta aparece na Europa, na Ásia e na América do Norte; Em Inglaterra é já considerada uma espécie protegida.

Sapo longwing ou Borboleta da flor-da-paixão

É uma fantástica borboleta de cor azul e branca, nativa da Costa Rica e algumas florestas tropicais do Belize. Elas têm a peculiaridade de reproduzir apenas em uma planta específica. Estas borboletas voam lentamente, quase que pairando no ar.

Borboleta Asa de Pássaro

Com uma bela coloração, esta borboleta australiana faz sua crisálida na terra. O número de espécies existentes é debatido, mas alguns pesquisadores acreditam existir pouco mais de 10 espécies, com muitas subespécies incluídas. Estas borboletas são notáveis pelas suas dimensões incomuns, o que as fazem conhecidas pelo nome popular de "asa-de-pássaro"

Borboleta verde nublada

Uma das maiores borboletas do mundo, e tem a particularidade de bater as asas durante a alimentação. Suas cores dão elegância, sem dúvida parte da nossa seleção.

Asas de cristal

É uma rara espécie de borboleta encontrada principalmente na América Central, que tem asas transparentes pois os tecidos entre as veias não possuem as escamas coloridas presentes em outras borboletas.

Borboleta Olho de Veado

Com uma aparência deslumbrante, esta borboleta é uma das mais bonitas. Seu nome deriva da ilusão dada por suas manchas em suas asas, que se parecem com olhos de veado.

Uma borboleta verdadeiramente única e bela encontrada na América do Norte, em áreas arborizadas e parques.

Bónus: Mariposa cometa

Como bónus trazemos para você esta borboleta de Madagascar impressionante que faz qualquer um se apaixonar, pois ela é, muitas vezes, considerada uma das mariposas mais bonitas do mundo.

A mariposa-cometa, também conhecida como Luna de Madagascar ou Argema mittrei. É uma mariposa única e nativa da ilha de Madagascar.

Assista ao vídeo e fique maravilhado com a beleza desta espécie:


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado