Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet

Quando o assunto é alimentação do pet, costumamos achar que precisa ser restrita à ração. A tendência é acreditar que comida de humano pode fazer mal a animais como gato e cachorro. Na verdade, é super possível fazer receitas utilizando alimentos de verdade. Inclusive, podem ser até mais nutritivos que as rações. 

A ração precisa passar por um processo de trituração, o que pode fazer com que o alimento perca propriedades importantes para o pet. Os petiscos industrializados também não são recomendáveis. Por isso, ter opções de comida para variar no cardápio é interessante. Veja 10 receitas fáceis para preparar para o pet em casa.  

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Biscoito de banana

Engana-se quem acha que os animais não gostam de fruta, alguns deles são verdadeiros devoradores desses alimentos. Então, o segredo é identificar qual fruta agrada o paladar do pet. Separamos uma receita com banana, que costuma ser de gosto universal. Para essa receita, você vai precisar de 4 bananas, de qualquer tipo, e 2 limões espremidos.

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para o preparo, é ideal deixar o forno pré-aquecido a 80º. Em seguida, coloque papel manteiga na assadeira, pode ser qualquer uma que tenha em casa. Depois de descascar as bananas, corte-as fininhas. O despejar o suco de limão, dos 2 limões que espremeu, em cima das fatias de banana. Por fim, é só colocar a assadeira no forno e deixar lá por 1 hora.

ANÚNCIO

Se não tem certeza que o pet vai gostar do chips, faça um teste dando a fruta pura para o cachorro ou gato. Caso ele rejeite, faça o teste com outras frutas e assim é só inseri-la na receita. Perceba que não foi colocado nada industrializado, então se for aperfeiçoar a receita, que seja com alimentos naturais. 

Petisco de frango

Assim como para os humanos, o frango tem proteína importante para os animais. Diferente do lanchinho anterior, esse funciona como uma refeição bastante completa. O preparo da receita requer alguns passos a mais. A primeira coisa a ser feita é limpar o peito do frango, tirando toda e qualquer gordura e pele. Lembra algumas raças de cachorro têm o estômago sensível

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em seguida corte o frango, de preferência em tiras grossas. Para deixar o prato ainda mais saboroso, descasque algumas batatas, inglesa ou doce, cortando-as em tiras mais finas. Assim, o cozimento será mais rápido. Finalizada a parte do preparo dos alimentos, é hora de preaquecer o forno em 120º pelo prazo de 10 minutos. 

ANÚNCIO

Separe uma assadeira forrada com papel alumínio. Posteriormente, coloque as tirinhas do frango, depois os pedaços da batata. A hora de tirar é quando o frango estiver dourado e seco, no ponto de um petisco em palito. Essa receita é rica em nutrientes, com fibras, minerais, vitaminas A, B6 e C. 

Purê de abóbora com sardinha

Normalmente, os gatos gostam mais de sardinha do que os cachorros. Mas não custa nada tentar né? Essa receita vai abóbora, sardinha, aveia e água, ingredientes de fácil acesso. A quantidade de cada ingrediente é a seguinte: metade da abóbora picada, 1 lata de sardinha, 1 copo de água e 1 colher de sopa de aveia. 

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Coloque a água em uma panela, junto dela a aveia para ferver. Em outro recipiente, coloque a abóbora para cozinhar com água. Após notar que a abóbora está bem cozida, é hora de fazer o purê. Amasse a abóbora e acrescente a aveia até incorporar, se achar muito duro ou mole pode alternar entre colocar mais água ou aveia mesmo. 

ANÚNCIO

Depois de finalizado o purê, é só misturá-lo com a sardinha e servir ao pet. Lembrando que a abóbora pode ser substituída por batata doce ou inglesa. Ambas são saudáveis e possuem nutrientes importantes para o pet. Opte por escolher sardinha sem molho de tomate, e tire o óleo que vem na lata. 

Panqueca de banana

A panqueca de banana é uma refeição que até os seres humanos gostam bastante. Sem contar que é uma opção rápida de fazer. Na lista dos ingredientes, temos 1 banana amassada, 2 ovos batidos, 1 colher de sobremesa de óleo de coco e 1 castanha do Pará triturada. Dá para fazer uma deliciosa panqueca em poucos minutos. 

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

O primeiro passo para o preparo é bater os dois ovos em uma tigela, até terem um aspecto homogêneo. Depois coloque a castanha e a banana, mexendo os ingredientes até misturá-los. Feito isso, basta untar a frigideira com o óleo de coco e despejar a massa da panqueca. Só desligue o fogo depois que a panqueca estiver assada nos dois lados.  

Frango com cenoura

Aqui vai outra receita super gostosa para o seu pet. Tudo o que vai precisar é de 100g de peito de frango e 1 cenoura. Algumas pessoas acrescentam levedura de cerveja, um ingrediente rico em zinco, magnésio, potássio, ferro e outros nutrientes. 

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ou seja, muito benéfico para seres humanos e animais. Então vamos lá! Primeiramente, ferva a água em uma panela e escalde o frango. Depois, limpe-o retirando excesso de pele e gordura. 

Lave a cenoura e tire os pontinhos pretos que possam estar no alimento. Leve-a para cozinhar até que estejam moles para poder amassá-la até virar um purê. Coloque uma colher de levedura de cerveja e misture-a no purê. Por fim, desfie o frango e misture à pasta de cenoura. 

Bolinho de cenoura e banana

Quem não adoraria um delicioso bolinho ou cupcake de cenoura e banana? Essa receita é um pouco mais extensa, então preste atenção nos ingredientes e no modo de preparo. Para deixar a massa mais gostosa e cremosa para o pet, pode acrescentar um pouco de pasta de amendoim sem açúcar. A quantidade fica a seu critério. 

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ah, lembre-se de ter forminhas de cupcake em casa para irem ao forno. Deixe o forno preaquecido em 170º por 10 minutos. Após isso, misture banana, ovo, cenoura, óleo, mel e manteiga de amendoim. Para fazê-lo será necessário os seguintes ingredientes:

  • 1 banana;
  • 1 ovo;
  • 1 xícara de cenoura ralada;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
  • ¼ xícara de chá de mel;
  • ⅓ xícara de chá de manteiga de amendoim, sem açúcar hein?;
  • ⅓ xícara de chá de óleo vegetal;
  • ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • ⅓  xícara de chá de farinha de aveia.

Em um recipiente separado, misture a aveia, o bicarbonato e a farinha. Depois, junte todos os ingredientes numa tigela só, até ficar homogêneo. Para finalizar, distribua a massa nas formas de cupcake e coloque-as no forno entre 15 a 20 minutos. Para desenformar, é necessário deixar esfriar.

Cupcake de cenoura com pasta de amendoim 

Aqui está outra receita de cupcake que dá para fazer tanto para o pet como para o pessoal de casa. Esse prato tem menos ingredientes que o anterior, então é provável que ache mais fácil de fazer. Para o preparo, deixe o forno preaquecido em forno com 180ºC. Separe o bicarbonato e a farinha, e misture-os em um recipiente separado.

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em outra vasilha coloque todos os ingredientes e misture-os. Distribua-os nas formas de silicone e deixe no forno por cerca de 20 minutos. Desenforme e coloque a cobertura de pasta de amendoim. 

Os ingredientes são: 

  • 1 ovo;
  • 1 xícara de cenoura ralada;
  • ⅓ de xícara de azeite de oliva;
  • ¼ de xícara de pasta de amendoim integral, sem sal e sem açúcar;
  • ⅓ xícara de mel;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Iogurte gelado de banana

Achou que os petes não poderiam se refrescar no calor? Pois é, um iogurte gelado é super bem-vindo. Para fazê-lo, separe 1 banana, água, formas de gelo e metade de uma xícara de iogurte natural, de preferência integral. Tudo o que vai precisar fazer é bater os ingredientes no liquidificador, exceto a água. 

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Depois de notar que ficou homogêneo, vá adicionando a água aos poucos. A quantidade de água é você quem define, se quer algo mais cremoso ou ralo. Concluída essa etapa, é só despejar o líquido nas formas de cupcake e congelá-las. Desenforme o iogurte para servir o pet. 

Sorvete de fruta

Além do iogurte, também o sorvete de fruta. Suponhamos que seu pet gosta de morando, então vai precisar dessa fruta, de água e formas de gelo. Para facilitar para o gato ou cachorro, o ideal é picar a fruta em pedaços bem pequenos. No caso do morango, é recomendado tirar a folhinha que fica nele. 

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

O segundo passo é bater a fruta no liquidificador, com água. Em seguida, basta colocar as formas no congelador. Da mesma maneira que o iogurte, desenforme o sorvete antes de dar para o pet.

Bolo de aniversário

Quem falou que os pets não podem ter um bolo de aniversário? Dá para fazer uma sobremesa muito gostosa. Os ingredientes vão desde os básicos como ovos à farinha de arroz. 

Aprenda 10 receitas para você preparar para o seu pet
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira com mais detalhes:

  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 200 gramas de farinha de arroz;
  • 2 maçãs;
  • 2 ovos;
  • 1 banana;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 1 colher de chá de fermento;
  • 1 colher de sopa de azeite.

O primeiro passo é descascar as frutas, retirar as sementes e triturá-las. Em outro recipiente bata os ovos e aos poucos, vá acrescentando os demais ingredientes. O forno precisa estar preaquecido a 180°C. Para saber se o bolo está no ponto, coloque um palito de dentro no centro do pulo. Se ao puxar, o palito estiver seco, é sinal de que já pode ser retirado do forno. 

Como fazer ração em casa

É possível fazer muitas outras receitas além dessas 10 que citamos, inclusive uma de ração caseira. Já pensou poder fazer a própria ração do seu cachorro ou gato? Bom, para ser um alimento nutritivo, é interessante colocar proteínas e legumes. Então, você vai precisar de meio quilo de abóbora de carne moída e cenoura descascada, além de arroz integral.

O modo de preparo é bem simples, basta misturar todos os ingredientes em uma panela. Deixe a abóbora cozinhar até ficar molinha. Em seguida, adicione o legume aos demais ingredientes. É importante saber que não é uma ração para ficar armazenada por muito tempo, no máximo dois dias e olhe lá.