A mulher descansa mais quando dorme com seu cachorro do que com seu parceiro

O amor pelos cachorros é capaz de criar laços fortíssimos entre os animais e os humanos, tanto que muita gente faz questão de dividir o quarto ou até a cama com seu pet. E essa atividade é benéfica não apenas para os cães como também para as mulheres que dormem com eles.

Minha cama é sua cama

Uma pesquisa foi realizada com quase 1.000 mulheres norte-americanas entrevistadas. A pesquisa queria saber quantas delas já haviam dormido com seu cão na cama. O resultado foi que 55% delas já haviam compartilhado a cama com pelo menos um cão e 31% o fizeram com pelo menos um gato.

ANÚNCIO

Sonhos doces e peludos

Os resultados foram impressionantes. Aquelas que compartilharam a cama com os cães relataram ter mais sentimentos de conforto e segurança do que com o parceiro. Isso não se refletiu para quem dormia sozinha com o parceiro ou com o gato. De acordo com os resultados do estudo, os felinos não têm esse efeito no sono feminino.

ANÚNCIO

Amor em sincronia

Christy L. Hoffman, Haylee Stutz e Tarrie Vasilopoulos, responsáveis ​​pela pesquisa, dizem que isso provavelmente se deva ao fato de que os donos de cães costumam levá-los para passear pelo menos uma vez por dia, para que se adaptem a uma rotina de acordar e sair para ver o mundo por um tempo. Então eles não acordam em horários estranhos e convivem sem problemas à noite. Além disso, os cães geralmente têm padrões de sono semelhantes aos das pessoas, o que significa que dormem em sincronia.

ANÚNCIO

Diferenças noturnas

Hoffman menciona que os casais geralmente têm um período de ajustes. Alguns dormem cedo e, outros, tarde, sendo que alguns se mexem muito à noite. Todos esses fatores fazem com que os parceiros possam ter complicações na hora de conciliar o sono e conseguir um descanso reparador.

Os pesquisadores chegam a sugerir que dormir junto com seu cão é natural e semelhante ao co-sono com uma criança:

“Ao usarmos cães como um exemplo de co-leito entre humanos e animais, e comparando o sono humano-canino com o co-sono entre adultos e crianças, determinamos que ambas as formas de co-sono compartilham fatores comuns de estabelecimento e manutenção, e freqüentemente resultam em benefícios e desvantagens semelhantes.

Propomos que o co-sono homem-animal e adulto-criança sejam abordados como formas legítimas e socialmente relevantes de co-leito, e recomendamos que o co-sono seja amplamente abordado como uma prática social envolvendo relações com seres humanos e outros animais ”.

Muitos donos de animais desfrutam do calor físico e do som da respiração rítmica que um animal de estimação dormindo nas proximidades oferece.

ATENÇÃO: Entre as pessoas com dor crônica, que muitas vezes têm dificuldade em permanecer dormindo, os cães ajudaram com o relaxamento e a ansiedade, melhorando, em última análise, o sono dos pacientes em um estudo.

Guardiões incondicionais

Uma conclusão que surpreendeu os autores é que as mulheres classificaram seus cães como seres mais protetores do que seus parceiros. Isto é, elas lhes dão um poder de guardiões e eles lhes inspiram muito mais segurança do que seus pares. Elas sentem-se confortáveis ​​com os pets e, surpreendentemente, levam menos tempo para dormir.

Como você costuma dormir à noite? Acha que os animais de estimação podem fazer com que você se sinta mais segura e confortável do que seu parceiro?


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado