Homem mordido por cão na rua escreve pra dona dele: "À moça cujo cachorro me mordeu: me desculpe"

Anteontem, Domingo,  dia 27 de Janeiro, Marcelo Ribeiro publicou um texto em que se desculpava pela forma menos correta com que tratou a dona de um cachorro que o mordeu.

Em pouco mais de dois dias, o texto viralizou por toda a Internet, contando (à hora que fizemos a matéria), mais de 50 mil curtidas, 17 mil comentários e quase 40 mil compartilhamentos. No texto, ele caracteriza na perfeição o que uma situação inesperada, pode despoletar tanto no humano, como no animal. Fala com consciência sobre o ocorrido e com uma simpatia singular.

Segue então o texto que tem dado que falar:

"À moça cujo cão me mordeu no Barigui neste sábado, me desculpe. Não sei seu nome, não vi o seu rosto. Estava furioso para prestar atenção. Mas me desculpe quando eu disse que seu cachorro era perigoso; ele provavelmente não é. Me desculpe por ter dito que ele devia usar mordaça; ele possivelmente não precisa.

ANÚNCIO

Falei estas coisas de maneira agressiva, me desculpe. Foi a dor da mordida. A irritação mental. Eu ainda não havia raciocinado sobre o ocorrido.

Eu estava em uma vibe de amor e comunhão com a natureza. E tudo mudou num instante. Depois de eu ter te dado uma bronca de alguns segundos por causa do ataque repentino à minha coxa me mandei, furioso. Eu deveria ter ficado e conversado.

Claro que não estou me desculpando por ter sido mordido. Mas pelo que falei. Seu cachorro não tinha raça definida. E não era filhote. Suponho que o adotou já adulto. E isso é extremamente louvável. Você me disse que ele nunca tinha atacado ninguém e acreditei naquele momento. Você possivelmente não sabia que ele poderia tentar te defender com tanta ferocidade.

ANÚNCIO

Sim, defender. Pois logo que eu continuei meu caminho minha irritação parou. A dor na ferida não era mais significante. E comecei a pensar. O animal pulou em mim quando eu passava de skate, em velocidade. Mais especificamente quando eu fiz o movimento de pedalada para me impulsionar e ganhar mais velocidade. Vocês estavam bem pertinho da pista e, no olhar do animal, poderia parecer que eu estava desferindo um ataque. Ele te ama e quis te defender ao invés de fugir. Foi bravo, valente!

Pulou na minha coxa esquerda como um raio. Muito mais rápido do que me parece que um cachorro tão rechonchudo poderia fazer. Não rosnou, não latiu. Apenas agiu em tua defesa. Instantaneamente. E você agiu da melhor maneira que poderia: manteve a mão firme na guia, mesmo com o puxão dele e quando percebeu o que ele tinha feito, o conteve com um abraço. (continua abaixo)

ANÚNCIO

Você fez tudo certo, tudo o que poderia. A situação era totalmente imprevisível. Cachorros são literalmente lobos domesticados e teu animalzinho estava agindo como um lobo protegendo a prole. A minha, quando a levo ao parque, tenta matar os pássaros. Já conseguiu, uma vez.

Eu te procurei pelo parque em seguida. Mas acho que o incidente e minha rispidez te fizeram se mandar. Desculpe.

Não vou colocar panos quentes na ferida (piada acidental): os danos na minha pele foram superficiais. Mas poucas horas depois apareceu um hematoma e inchaço. Basicamente foi um apertão muito forte, muito rápido. Dói um pouco, mas não vai deixar marcas indeléveis.

Escrevo todo esse textão porque não quero que deixe de passear com ele. Talvez tenha que tomar mais cuidados, sabendo que ele é tao protetor assim. Inclusive não quero que tenha medo de adotar outro bicho em necessidade no futuro, porque essa linda atitude te faz uma pessoa melhor e nos dá um mundo um pouquinho melhor e mais compassivo.

Pra você que não é a moça do cachorro que me mordeu: adoraria se compartilhasse esse link em todos os grupos de cães e adoção de Curitiba que conheça. Pois realmente gostaria que ela soubesse que não fez nada de errado e que o bichinho dela provavelmente é muito supimpa."

Parabéns por suas palavras e consequente reflexão, Marcelo! A gente já fez a nossa parte de compartilhar seu texto.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado

Texto por: Marcelo Ribeiro