30 fatos sobre gatos que mostram o quão ridiculamente incríveis são os nossos amigos felinos

Os gatos são animais incríveis, incrivelmente fofos e possuem a ‘mágica’ capacidade de nos distrair de qualquer tarefa super importante que estejamos fazendo.

Mas o que os torna tão excepcionalmente fantásticos e especiais? Talvez a chave desse segredo esteja em suas personalidades afetuosas e ao mesmo tempo independentes. Ou talvez esteja na maneira como ronronam à nossa volta. Qualquer motivo é suficiente quando se trata de bajular um felino, especialmente se ele for o nosso felino de estimação!

Separamos 30 fatos fascinantes sobre um dos animais de estimação favoritos da humanidade. Confira!

1. Os gatos podem fazer mais de 100 sons vocais diferentes.

Em comparação, os cães só são capazes de fazer 10.

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido os miados e roncos de um gato. Eles também têm um tipo de som crepitante que produzem quando vêem presas à distância e um uivo utilizado em ocasiões ‘especiais’.

2. Eles são capazes de reconhecer a voz de seus donos.

Gatos podem distinguir entre as vozes de estranhos e a voz de seu dono (ou dona). No entanto, em seus 9.000 anos de evolução, eles sempre foram espíritos livres e optaram por não obedecer aos seus mestres, ao contrário dos cães.

3. Embora muitas culturas considerem os gatos pretos um símbolo de má sorte, eles são muito mais amorosos do que os gatos de outras cores.

Na Inglaterra, os gatos pretos são considerados um excelente presente de casamento. Na França, acredita-se que ter um gato dessa cor traz boa sorte. No Japão e em outros países asiáticos, ter um gato preto faz de você o dono da sua própria fortuna.

4. Atualmente existem 44 raças de gatos registrados no mundo.

As três raças mais populares são a persa, Maine Coon e os siameses.

5. O primeiro e único gato a ir para o espaço se chamava Félicette (ou “Astro-gata”), e era da França.

Ela decolou em 1963 e percorreu toda a órbita terrestre tracejada pela agência francesa.

Félicette tinha eletrodos implantados em seu cérebro que enviavam sinais para a Terra. Felizmente, a gatinha voltou em segurança da viagem.

6. Eles possuem audição mais sensível que os seres humanos e os cães.

Os seres humanos podem ouvir de um intervalo de 20 Hz a 20 kHz, e os cães são capazes de capturar até 40 Hz, enquanto os gatos ouvem frequências de até 64 kHz.

7. Super velocidade

Além da super audição, os gatos podem atingir uma super velocidade de 50 km/h. O ser humano mais rápido do mundo é Usain Bolt, que alcança 45 km/h.

8. O ronronar é uma das coisas mais básicas que os gatos fazem.

No entanto, os cientistas ainda não estão de acordo do porquê eles fazem isso.

Boa parte dos veterinários acreditam que o ronronar tem algo a ver com uma forte vibração das cordas vocais. Um músculo na laringe se abre e bloqueia a passagem do ar a uma taxa de 25 vezes por segundo.

9. Gatos geralmente têm de 1 a 9 filhotes em uma ninhada.

Em 1970, um gato birmanês-siamês de Oxfordshire, Reino Unido, deu à luz 19 gatinhos, dos quais 15 sobreviveram. Isso deu a ela um Recorde Mundial do Guinness!

10. Os gatos têm uma maneira interessante de saber quem é o chefe.

Se eles deixam as fezes descobertas, estão tentando mostrar a você quem manda, especialmente se houver outros gatos em casa. Isso vêm de seus ancestrais, que marcavam território e demonstravam seu poder sobre os outros dessa maneira.

Outro “sintoma” que indica quem está no comando é a necessidade de controlar todos os seus movimentos.

11. O cérebro de um gato é muito mais parecido com o cérebro humano do que com o de um cachorro.

Os cérebros dos felinos têm uma dobra superficial e uma estrutura física semelhante à nossa. As regiões cerebrais também são bem parecidas com a dos humanos.

12. O primeiro gato, ou seu parente pré-histórico, viveu na Terra 30 milhões de anos atrás.

Ele é conhecido como Proailurus lemanensis, que significa “o primeiro felino” em grego. A família do gato doméstico surgiu 12 milhões de anos atrás.

13. O maior felino selvagem é o tigre siberiano.

O tigre siberiano pode atingir até 3,7 m de comprimento e pesar até 318 kg! Isso é basicamente o tamanho de um carro popular! O maior ‘pedigree’ dos gatos domésticos é o Maine Coon, que pesam até 11 kg, 2 vezes mais que um gato mediano.

14. Gatos odeiam água.

Os gatos não gostam de água porque seu pelo não foi feito para protegê-lo dela de forma eficiente.

No entanto, existe uma raça particular da Ásia Central que gosta de nadar, chamada Turco Van. A pelagem desta raça é ideal para o nado, sendo resistente à água.

15. A raça de gato mais antiga é o Mau Egípcio.

Seus ancestrais caminharam pelo planeta há mais de 4.000 anos. Se você alguma vez viajar para o Egito, a palavra “gato” é conhecida como “mau” – que não deve ser confundida com algo negativo.

16. Algumas pessoas amam tanto gatos que não MESMO viver sem eles.

Esta deve ser a razão pela qual os gatos terem sido os primeiros animais clonados comercialmente. Estamos nos referindo a um gato chamado Little Nicky. Seu dono pagou US$ 50.000 pelo procedimento.

17. Um grupo de gatos

Em inglês, há uma palavra especial para se referir a um grupo de gatos chamada “clowder”.

18. A viagem psíquica dos gatos

Todos nós já ouvimos histórias de gatos encontrando o caminho de casa por conta própria, mesmo que estejam a quilômetros de distância de seus proprietários.

Esse talento é conhecido como viagem psíquica. Acredita-se que esses animais tenham células especiais magnetizadas em seus cérebros que funcionam como bússolas internas, ou que podem encontrar seu caminho utilizando os ângulos gerados pela luz solar.

19. Eles não miam uns para os outros.

De fato, eles podem ronronar, rosnar e chiar para outros gatos, mas o ‘miau’ é só para as pessoas.

20. Eles podem manipular os seres humanos.

Quando os gatos precisam de algo de seu dono, eles adaptam seu miado para manipular os humanos. Quem diria “não” a um gatinho quando ele soa como um bebê chorando?

21. Fofura

Um total de 20.000 pelos por centímetro quadrado são o que tornam os gatos tão fofos e adoráveis…

22. Escolha de mão

Assim como os humanos, os gatos podem ser destros ou canhotos. A maioria das gatas são destras, enquanto os machos geralmente são canhotos.

23. O mais bem sucedido caçador de ratos

Seu nome era Towser e ela morava na Escócia, onde protegia destemidamente as lojas de cevada contra roedores. Towser pegou cerca de 30 mil ratos durante sua vida. Uma estátua comemorativa de bronze foi feita em sua homenagem quando ela faleceu.

24. Batimentos acelerados

O coração de um gato bate duas vezes mais rápido que o de um ser humano: são 110 a 140 batimentos por minuto.

25. Super sensíveis

Os gatos são super sensíveis quando se trata de capturar vibrações. Alguns deles podem sentir terremotos 10 ou 15 minutos antes dos humanos.

26. A temperatura pode afetar a cor do gato.

Na década de 1930, tal descoberta foi feito com os gatos siameses.

Esta raça possui genes albinos que fazem ‘mágica’ quando a temperatura se eleva acima de 96,8° F (36° C). Eles geralmente têm áreas escuras em suas pernas, cauda, ​​orelhas e face (as extremidades do corpo), enquanto o resto da pele permanece branco-cremoso. Isso também ocorre em gatos do Himalaia e outras raças orientais.

27. O primeiro gato a aparecer em um desenho animado foi Felix, em 1919.

O primeiro gato de desenhos animados foi Felix, o Gato, que apareceu pela primeira vez há exatos um século.

Tom, provavelmente o gato de animação mais famoso, se tornou uma estrela graças a um curta chamado Puss Gets the Boot, 21 anos depois. “Cats”, o maior musical felino de todos os tempos, estreou em Londres em 1981.

28. Um verdadeiro viajante

Hamlet foi o maior dos gatos viajantes. Ele escapou de sua gaiola e passou sete semanas vivendo em um avião, percorrendo uma distância equivalente a 600 mil quilômetros (uma vez e meia a distância da Terra à Lua).

29. Um gato milionário

Tommaso era um gato de rua que pedia comida nas ruas de Roma até conhecer Maria Assunta, sua futura dona. Grata por todo o amor que o gato lhe deu, a mulher que não tinha filhos decidiu que Tommaso merecia herdar sua fortuna de 13 milhões de dólares. Como era impossível deixar tudo isso para um animal, Maria transformou sua enfermeira na fiel guardiã da fortuna do felino.

30. O leite pode ser ruim para os gatos.

Se você acha que o leite é a melhor recompensa que você pode dar ao seu gato porque se trata de um produto natural, você está errado. Como a maioria dos mamíferos adultos, os felinos também podem ser intolerantes à lactose.


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Tradução e adaptação por Portal do Animal, escrito por Gabriel Pietro, da matéria originalmente criada por Brightside.

Jovem recebe visita “mágica” de pequena borboleta e comove as redes sociais
4 quadrinhos hilários explicando porque os gatos são melhores que os cachorros
Vídeo viral flagra baleia gigantesca emergindo do oceano ao lado de barco pesqueiro
20 pessoas que levaram a frase “faço tudo por meu animal” para um outro patamar
Cadela é morta para ser enterrada junto com sua dona
Cachorrinha faz performance de estátua viva com seu dono e vira sucesso em Fortaleza
Esse Shiba Inu é a flor mais fofa do Japão e suas fotos estão fazendo pessoas felizes no mundo inteiro
Mulher que trabalha em drive-thru tira fotos de cada cachorrinho que aparece em sua janela
Morreu Grumpy, o gato que inspirou milhões com seus memes na Internet
Gato estraga fones de ouvido, dono reclama, e ele volta com uma cobra como “substitutivo”
Gatinha recém-nascida não para de sorrir após ser resgatado das ruas
Homem encontra gatinho com cadarço amarrado em volta do pescoço